O que é uma solução de aprendizagem que funciona?

OA aprendizagem é uma aliada na estratégia dos negócios e ela tem que ser mobilizadora de resultados e para isso ela tem que ser utilizada de maneira adequada. Essa maneira adequada diz respeito a dois eixos principais: eliminação de gaps de competências existentes e preparo dos profissionais para o futuro.

Mas o que são gaps de competências? Quando se trata da área de Recursos Humanos, as competências são as aptidões profissionais de um colaborador. São um conjunto de habilidades e conhecimentos, tanto técnicos quanto comportamentais, de uma determinada pessoa. Algumas competências bastante exigidas no mundo corporativo são a proatividade, flexibilidade, os resultados, o poder de negociação, a inteligência emocional, a resiliência e o senso de urgência. Sendo assim, gaps de competências são as lacunas existentes entre as competências profissionais essenciais para que os colaboradores entreguem os resultados esperados pela empresa, sendo necessário identificar quais são falhas ou inexistentes em sua força de trabalho.

Alguns pontos importantes para identificar os gaps de competência são:

Mapear as competências que sua empresa precisa, pois o planejamento estratégico da empresa e seus objetivos são os itens que devem nortear as competências necessárias para cada função dentro dela.

– Analisar a descrição dos cargos, pois um erro muito comum é contratar o colaborador e dizer suas funções “por cima”, sem que ele tenha qualquer documento que o oriente sobre quais são realmente as suas responsabilidades na companhia.

– Descobrir as competências individuais de seus colaboradores, e para isso, pode-se realizar pesquisas, nas quais os próprios colaboradores respondem questões referentes às suas competências; fazer um levantamento dos últimos treinamentos realizados na organização; conversar com os líderes, liderados e colegas do profissional para saber suas impressões sobre ele, etc.

– Realizar avaliações de desempenho, pois podem apontar ao gestor quando há algo errado ou incomum na performance de um profissional.

Falando do segundo eixo, o “preparar profissionais para o futuro” tem uma conotação dupla. É preciso tanto preparar profissionais para ocupar cargos de liderança (um bom profissional que hoje está na operação, mas precisa ser desenvolvido para subir alguns degraus), como também preparar profissionais para o futuro olhando para as competências do século XXI, que são competências sócios-emocionais.

Para Flora Alves, uma das maiores especialistas em aprendizagem corporativa do Brasil e idealizadora do Trahentem®, para construir uma solução de aprendizagem que funcione e seja mobilizadora de resultados de verdade, além de estudar a empresa (a performance atual do grupo e a performance esperada que precisa ser desenvolvida), é preciso olhar para um contexto no qual a empresa está inserida para que o objetivo seja alcançado. “Construir uma solução de aprendizagem de sucesso envolve uma série de fatores sendo o principal deles o entendimento das reais necessidades do aprendiz. Afinal, em um espaço corporativo encontram-se gerações com perfis diferentes. Então, é preciso realizar o treinamento levando em consideração as particularidades de cada participante”, afirma.

Flora desenvolveu uma ferramenta que contribui muito para isso, trata-se do Trahentem®, que tem como intenção otimizar os estágios de elaboração de um treinamento ao posicionar o ser humano no centro do processo. O método é uma espécie de guia ágil e seguro para os designers instrucionais experientes ou iniciantes no momento de visualizar o objetivo de aprendizagem a fim de identificar as atividades que devem ser cumpridas para alcançá-lo e as abordagens que mais se adequam ao público-alvo.

O primeiro passo para concretizar o procedimento pelo ponto de vista do método é definir o objetivo de aprendizagem com base nas demandas da empresa pelo Canvas Di-Empatia. Em seguida, o Canvas Di-Tarefas facilita o encontro dos objetivos específicos para filtrar as informações a serem transmitidas na ação de educação corporativa. Já o Canvas Di-ROPES finaliza a experiência ao servir de apoio para o desenvolvimento dos módulos da solução – o que ajuda na tarefa de organizar as informações de maneira intencional.

Por fim, é importante ressaltar que o Trahentem® também é um meio de reconhecer a efetividade do treinamento no desafio da corporação. Logo, diminui as chances de um re-trabalho porque nem todos os problemas podem ser solucionados com educação corporativa.

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