A real utilidade do Treinamento Customizado

Já sabemos que um treinamento customizado é um processo de educação corporativa que traz a vantagem de desenvolver programas que atendam exatamente, em cada detalhe, as necessidades de uma empresa. Dessa forma, ele consegue ser eficaz ao se adequar às particularidades do negócio, diferentemente dos procedimentos padronizados, que contam com modelos pré-moldados para se encaixarem em contextos diversos.

Ele tratará de forma específica a causa dos sintomas e problemas, através de uma investigação preliminar dos dilemas que estão impactando a equipe e o desempenho almejado. Somente depois é desenhada a ação, sob medida, e a intervenção impactante necessária para a empresa. Assuntos irrelevantes à realidade da operação são descartados, poupando tempo, e a retenção do aprendizado é maior, já que os problemas e exercícios são planejados de acordo com exemplos reais do contratante.

Mas você conhece as principais vantagens de um treinamento customizado? Veja a seguir:

Conteúdo adaptado ao contexto da empresa – É preciso reconhecer que cada organização conta com objetivos, cultura, missões, visões e valores diferentes e isso deve ser encarado com muita atenção, pois o que é bom para uma empresa, pode acabar não sendo igualmente satisfatório para outra. O treinamento personalizado oferece conteúdo adaptado ao contexto organizacional da empresa. A metodologia, a forma de dirigir o curso, a abordagem e a linguagem são adequadas ao grupo em questão. O objetivo é desenvolver uma capacitação que fique adequada ao que a empresa está precisando.

Exclusividade – O conteúdo de uma solução de aprendizagem personalizada é completamente exclusiva, pois ele é dirigido para uma única empresa em questão. Como ele é desenvolvido de acordo com as necessidades e especificidades da organização, a associação de conhecimentos e os métodos utilizados são montados de forma distinta para o negócio. O que é lecionado para uma companhia, certamente, não é compartilhado com outras, porque as demandas e a cultura organizacional são outras.

Melhoria da performance – Os investimentos em um treinamento personalizado trazem um retorno muito positivo para a empresa. O engajamento e a motivação da equipe aumentam, pois os colaboradores sentem que a organização acredita em seus potenciais e está investindo neles. Além disso, os profissionais têm espaço para solucionar suas principais dúvidas e esclarecer dificuldades que enfrentam no dia a dia.
Transferência da aprendizagem – No mundo da educação corporativa significa a capacidade de aplicar, na vida real, a aprendizagem ocorrida em situações de treinamento. O objetivo aqui é se preocupar com o que as pessoas fazem com aquilo que aprendem, a ponte entre o saber e o fazer.  Por essa razão, se uma experiência de aprendizagem não estiver conectada com as atividades que os indivíduos precisam desempenhar as chances de aprendizado e transferência serão muito baixas, sendo mais uma vantagem do treinamento customizado. É preciso desenhar experiências de aprendizagem que não se limitam aos ambientes formais, ou seja, a experiência deve extrapolar os ambientes de aprendizado para o ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *