Líder e Gestor são coisas diferentes

Se pesquisarmos no dicionário o significado da palavra Líder encontramos as seguintes definições: indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. E para Gestor, a definição: que ou aquele que gerencia bens ou negócios de outrem; administrador.

Porém, para muitas pessoas “Liderança” e “Gestão” são basicamente a mesma coisa. Vamos abordar neste post as principais diferenças entre Líder e Gestor e uma distinção essencial entre os dois é que lideramos “pessoas” e gerimos “coisas”.

Liderança é a habilidade de influenciar um grupo para se alcançar objetivos. Gestão, por outro lado, é o uso de autoridade inerente da hierarquia formal para obter o cumprimento dos membros organizacionais. É o conjunto de processos que mantêm uma organização funcionando. Gestão é uma ciência que pode ser ensinada e aprendida; liderança é uma arte. A gestão é uma função, enquanto a liderança é um relacionamento. Liderança tem a ver com fazer com que as pessoas entendam e acreditem na sua visão e fazer com que trabalhem com você para alcançar seus objetivos.

Uma outra característica importante do Líder é que ele nem sempre é alguém que ocupa um cargo de chefia. Suas competências podem ser natas ou desenvolvidas ao longo da vida, mas para que estas se desenvolvam não é necessário conquistar um cargo alto dentro da organização. Já no caso do Gestor, para tornar-se um é necessário que alguém seja realmente nomeado para tal, além disso as habilidades para gestão são desenvolvidas com o tempo. Entretanto as diferenças entre ambos vão além. Confira algumas delas a seguir:

Participativo x Diretivo – Liderança: “Me acompanhe nessa batalha”. Gestão: “agora você vai em frente como discutimos e planejamos”. Gestores delegam e atribuem deveres enquanto líderes participam ativamente.

Visão x Administração – Líderes estão focados na missão e estão interessados no panorama geral. Gestores são responsáveis pelo presente. Líderes são responsáveis pelo futuro. Gestores se organizam e se planejam para bater as metas anuais.

Transformacional x Transacional – O líder é escolhido por sua equipe enquanto o gerente, na maioria das vezes, escolhe sua equipe. O gestor depende do controle, o líder depende da confiança. Eles confiam em sua equipe para corresponder a isso e sua equipe confia em sua liderança.

Influência x Autoridade Formal – Líderes comandam respeito. Gestores demandam. O termo gestor significa que você é um administrador, guardião dos pertences de outra pessoa. Gestores são instrumentos da política corporativa onde a liderança está vendendo uma visão que requer que os outros a comprem.

Orientado a Pessoas x Orientado a Tarefas – Gestores obtêm resultados apesar das pessoas. Líderes obtêm resultados por conta das pessoas. Às vezes, gestores traçam metas que são inatingíveis para suas equipes. Líderes miram em fazer com que as pessoas alcancem seu potencial verdadeiros. Grandes líderes geralmente dão muita importância a valores éticos. Eles escolhem fazer “o que é certo”, até se for difícil.

Busca por Risco x Aversão ao Risco – Liderança tem a ver com mudança. Líderes inovam, desenvolvem e inventam, enquanto gerentes mantêm conformidade aos padrões existentes.

Conquista x Compensação – Ser um gestor é um trabalho, você implementa as práticas da organização. Ser um líder é um papel, você guia, inspira etc. Seu cumprimento chega ao trazer mudanças positivas. Um bom líder coloca o interesse de seus seguidores antes do seu, eles medem o sucesso ao ver se seus seguidores se sairão melhor.

Qual é melhor?

Por mais que ao longo do texto a impressão dada tenha sido a de que o líder é a melhor opção para as empresas, é importante frisar que tanto líder quanto gestor têm a sua importância e exercem papéis essenciais dentro das empresas. Isso porque é preciso contar com profissionais que saibam como conduzir pessoas, que tenham uma visão ampla dos processos, que inspirem os demais a se direcionarem a um futuro promissor, no sentido de todos alcançarem resultados extraordinários, assim como é necessário também contar com alguém que foque no aqui e no agora, que se preocupe com o cumprimento das metas, que leve em consideração o lado administrativo dos negócios e que execute as demandas e processos conforme o planejado.

Treinamento & Desenvolvimento

O treinamento para líderes e gestores é uma ferramenta muito importante para a área de Recursos Humanos de qualquer empresa. Tanto para identificar colaboradores que têm esse tipo de perfil para promoções e nomeação de cargos de gestão, como para aqueles que já ocupam esses cargos.
E o Trahentem® é uma boa ferramenta para isso! Na prática, o Trahentem® ajuda designers instrucionais na identificação clara das necessidades de aprendizagem e guia-os rumo à descoberta de caminhos mais ágeis e seguros que os levem à construção de treinamentos corporativos simples e assertivos. A metodologia pode ser adotada tanto presencialmente quanto virtualmente através do site  canvastrahentem.com.

2 Replies to “Líder e Gestor são coisas diferentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *