Principais stakeholders envolvidos na construção de um treinamento


Sabemos que todo projeto ou negócio possui diversos interesses envolvidos e é indispensável conhecer cada um desses interesses para que o gerenciamento do projeto tenha um desempenho melhor. Essas “partes interessadas” são os famosos stakeholder, que significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles. A palavra “Stakeholder” surgiu da união de duas outras palavras do inglês: Stake – interesse e Holders – aqueles que possuem.

Os stakeholders são divididos em diferentes categorias, sendo a divisão principal a de stakeholders internos, que são os gestores da empresa, desenvolvedores do projeto, acionistas da empresa, empreendedores; e os stakeholders externos, que são os concorrentes, fornecedores, familiares dos clientes, clientes, governo, mídia, sindicatos, ONG’s, meio ambiente, entre outros. 

Stakeholders na área de Treinamento & Desenvolvimento

No desenvolvimento de treinamentos é bem comum contar o envolvimento de pessoas da área de recursos humanos, o T&D, TI e até mesmo profissionais do financeiro. Cada um com sua particularidade, eles são os stakeholders envolvidos na demanda e construção de uma solução de aprendizagem. Mas não são eles que estarão no centro do processo de aprendizagem ou que apresentam o gap de performance

Cada stakeholder apresenta um grau diferente de influência, o que torna necessário reunir esforços para a classificação de cada um. Com isso, garante-se a devida atenção a eles conforme seu grau de importância. As partes interessadas mais importantes de um projeto são chamadas de stakeholders-chave. Os stakeholders-chave são aqueles que sofrem interferência direta do projeto ou que apresentam um alto grau de influência sobre ele.

Por exemplo: uma equipe de colaboradores temporários contratados para atuar em lojas físicas nas festas de final de ano, e o departamento de RH, são bons exemplos de stakeholders-chave.

Mas, tendo em vista que os stakeholders-chave podem ser internos ou externos, é essencial não deixar de considerar a liderança, sócios, investidores, colaboradores influentes, empresas concorrentes e órgãos governamentais como parte interessadas decisivas.

É importante ainda se atentar ao fato de que todo projeto apresenta ao menos um stakeholder-chave. Logo, saber identificá-lo é fundamental para que o projeto se desenvolva com a tranquilidade e segurança adequada.

Por que é importante conhecer os stakeholders?

Conhecer os stakeholders é fundamental para criar uma solução de aprendizagem customizada que trará os verdadeiros resultados esperados pela organização. Isso porque é possível alinhar expectativas com a realidade. 

De acordo com Flora Alves, especialista em em desenvolvimento humano e idealizadora do Trahentem® ao conhecer os stakeholders, o T&D consegue desenvolver treinamentos melhores, mais efetivos e customizados. “A identificação permite uma visão mais ampla das vantagens, riscos e aliados que determinados projetos possuem. Com isso, é possível encontrar soluções para problemas antes mesmo que eles aparecem, tornando todos os processos muito mais eficientes. Além disso, parcerias com stakeholders que possuem interesses nos projetos podem ser a chave para o sucesso de uma empresa”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *