Ferramentas auxiliam no dia a dia dos facilitadores

Você já parou para pensar no que significa “ferramenta”? Basicamente, ferramenta diz respeito a um instrumento utilizado para realizar um trabalho. Fato é que, independente do trabalho que você execute, já sempre uma ferramenta adequada que irá facilitar o seu trabalho, e isso até na cozinha de casa, pois para se preparar um bom prato, é necessário termos os instrumentos adequados para o corte, tipo de cozimento, tempo e temperatura necessários para o preparo, entre outros.

A metodologia Trahentem para o Design de Aprendizagem com uso de Canvas é um ótimo exemplo de ferramenta para o Design de Aprendizagem criada para guiar o Designer em todos os passos essenciais para o desenho de uma solução centrada no ser humano que precisa aprender, bem como nos conhecimentos essenciais para que ele desempenhe seu trabalho de maneira produtiva e focada em sua performance.

Quando você quer fixar um quadro na parede, precisa de parafusos e seus acessórios. É necessário começar fazendo um furo na parede, para qual irá precisar de uma furadeira. Se você não tiver uma, de nada adianta saber o que precisa ser feito. Você pode até conseguir fazer um furo na parede sem uma furadeira, mas a sua eficácia aumenta com o uso da ferramenta adequada.

Você não precisa ser um engenheiro para conseguir fazer um furo na parede, basta aprender o manuseio da ferramenta, mas isso não invalida toda a tecnologia e conhecimento por trás desse processo. Com a metodologia Trahentem para o Design de Aprendizagem com uso de Canvas é assim. Se você é um Design Instrucional, ela vai agilizar o seu trabalho, ou então se você trabalhar em outras áreas e precisar construir soluções de aprendizagem ou até mesmo multiplicar seu conhecimento, esse método vai ajudá-lo a realizar esta tarefa de maneira ágil e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *