Dicas para implementar o Learning At Moment Of Apply na sua empresa

O profissional moderno deseja um aprendizado personalizado apenas para as suas necessidades e disponível em uma variedade de dispositivos. Podemos definir essa ação como Learning At Moment Of Apply ou Aprendizado no Momento da Aplicação.

As empresas valorizam os profissionais que são capazes de aprender, tomar decisões e executar seus trabalhos de forma independente. Hoje, o aprendizado contínuo durante as atividades comerciais diárias é essencial. É o combustível por trás da produtividade e desenvolvimento de longo prazo dos profissionais.

Há vários anos, Conrad Gottfredson e Bob Mosher, da APPLY Synergies, conduziram estudos sobre aprendizado e suas pesquisas identificaram cinco momentos únicos em que as pessoas estão aprendendo. Esses momentos incluem: novo – aprendendo algo pela primeira vez; mais – expandindo o que foi aprendido; aplicar – agir de acordo com o que foi aprendido. Isso pode incluir planejamento, lembrança ou adaptação; solução – usando o conhecimento para resolver um problema em uma situação em que algo não funcionou conforme o esperado; e mudança – aprendendo uma nova maneira de fazer alguma coisa. Isso requer abandonar práticas confortáveis ​​para práticas novas e desconhecidas.

De acordo com o modelo “Cinco Momentos de Necessidade”, há momentos em que o profissional exige certas informações para executar tarefas atribuídas de maneira mais eficiente e eficaz. Além disso, esses momentos permitem que expandam sua base de conhecimentos e conjuntos de habilidades. Como tal, cada “momento de necessidade” deve ser visto como uma oportunidade para melhorar o desempenho e aproveitar os pontos fortes dos profissionais, enquanto ajusta suas fraquezas. Neste post, separamos 5 “momentos de necessidade” da educação corporativa e como abordá-los.

Aprendendo pela primeira vez

Essa necessidade pode ser tratada de várias maneiras. Você pode desenhar uma experiência de aprendizagem que permita que os profissionais adquiram novas informações ou desenvolvam novos conjuntos de habilidades, ou mesmo realizem uma tarefa que não havia sido realizada antes. Muitos cursos, módulos ou eventos de treinamento em e-learning podem ser modificados para atender a essa necessidade, que servirá de base sobre a qual os profissionais possam continuar desenvolvendo suas habilidades ou expandindo seus conhecimentos sobre o assunto. Uma das maneiras mais eficazes de ajudar os alunos a adquirir novos conhecimentos é mostrar a eles os benefícios associados ao aprendizado dessas informações ou comportamentos. Por exemplo, você pode projetar um módulo de treinamento que os orienta em uma tarefa específica que eles deverão executar no trabalho e informá-los sobre todos os aplicativos do mundo real para o novo conhecimento que estão absorvendo.

Expansão de conhecimento

Esse momento de necessidade refere-se a situações em que os profissionais desejam aprender mais sobre um determinado assunto ou precisam expandir seus conjuntos de habilidades para executar uma determinada tarefa. Por exemplo, um profissional pode querer obter mais informações sobre uma responsabilidade específica do trabalho para melhorar seu desempenho. Consequentemente, um outro profissional pode precisar desenvolver uma competência que considera útil em um futuro próximo para concluir uma tarefa de trabalho. As empresas podem incorporar esse momento de necessidade avaliando o conhecimento atual dos profissionais por meio de pesquisas para poder oferecer a eles experiências de aprendizagem, ou outras ferramentas de suporte que lhes permitam aproveitar o que já aprenderam

Lembrando e aplicando conceitos aprendidos

Isso ocorre quando os profissionais devem aplicar as informações ou habilidades que já adquiriram no passado. Por exemplo, se um profissional está no trabalho e está tentando se lembrar de como concluir uma transação através de um sistema, um manual ou um guia on-line pode se tornar uma ferramenta indispensável. Normalmente, esse momento de necessidade acontece em tempo real. Como tal, os profissionais devem poder acessar as informações de maneira rápida e conveniente, para que possam adquirir as informações necessárias imediatamente. Portanto, a melhor maneira de incorporar esse momento em suas entregas é desenvolver módulos rápidos, de tamanho reduzido ou referências on-line que ofereçam peças-chaves em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo móvel.

Quando as coisas não vão de acordo com o plano

Esse momento ocorre quando as coisas dão errado e os profissionais precisam de acesso imediato a ferramentas de suporte que os ajudarão a solucionar o problema. Isso geralmente vem na forma de suporte técnico, perguntas frequentes, fórum on-line ou bate-papo ao vivo. Esse pode ser um dos momentos mais espontâneos de necessidade do treinamento on-line, simplesmente porque não podem prever quando um problema surgirá. Por exemplo, um profissional de repente pode encontrar um problema com seu dispositivo móvel e se aventurar online para ver se mais alguém tem a solução. Quando surge um problema, os profissionais podem procurar se alguma outra pessoa encontrou o mesmo problema via Google, Twitter, Facebook ou recorrer ao blog da empresa para obter suporte adicional. Com esse processo, eles estão expandindo inconscientemente sua base de conhecimento e aprendendo novas informações que possam precisar no futuro.

Quando a mudança ocorre

Isso ocorre quando os profissionais precisam fazer alterações na maneira como realizam uma tarefa ou atualizar a compreensão de um conceito já aprendido. Por exemplo, se uma empresa está atualizando suas políticas devido a problemas de conformidade, os alunos precisam modificar seu entendimento das políticas para manter-se atualizado com as regras e regulamentos. Esse é geralmente um dos momentos mais difíceis da necessidade, pois exige que o aluno desaprenda um conceito e depois aprenda um novo, mesmo que esteja em conflito direto com o conceito que aprendeu anteriormente.

Para incorporar esse momento de necessidade em sua entrega, pode-se criar questionários, que avaliam os profissionais periodicamente, para garantir que eles estejam atualizados com as mudanças que ocorreram. Se os resultados de seus questionários ou exames revelarem que não têm conhecimento das alterações que foram feitas, serão direcionados aos recursos onde eles possam adquirir as informações atualizadas. Também é possível criar um quadro de mensagens ou um sistema de notificação dentro do design da solução de aprendizagem digital que dê aos profissionais a oportunidade de descobrir as mudanças o mais rápido possível.

Ferramentas corretas é um grande diferencial para otimizar a performance

Antes de entrar em sala, seja ela virtual ou não, é precisa ter agilidade e assertividade na hora de desenhar os treinamentos. E ter em mãos as ferramentas corretas torna-se um grande diferencial.

“Os facilitadores precisam ser ágeis, assertivos para detectarem, de fato, quem são os influenciadores de performance. Assim, otimizam o tempo e constroem soluções de aprendizagem altamente eficazes. A Ferramenta Trahentem® Digital nasceu para promover a colaboração e agilidade na construção de experiências de aprendizagem efetivas e centradas em quem precisa aprender”, finaliza Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®.

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