O poder da síntese no desenvolvimento de competências

1Enquanto a importância da área de Treinamento & Desenvolvimento consolida-se cada vez mais no ambiente corporativo, o nível de satisfação das empresas em relação a este serviço permanece sem grandes avanços. Ou, pelo menos é o que indica o Panorama de Treinamento no Brasil. Segundo informações divulgadas pela pesquisa anual, o indicador alcançou o número de 20% em 2017. Mas, declinou para 15% no último ano.

Com isso, é possível encontrar uma queda de 5% no investimento em T&D – o que impacta diretamente nas ações de educação corporativa. Por outro lado, também expressa uma certa dificuldade do setor em lidar com a realidade empresarial na qual o treinamento não é uma prioridade dos colaboradores que na verdade estão preocupados em fechar a balança de “pouco tempo, muitas entregas”. Outro fator de influência na assertividade do desenvolvimento de competências é a quantidade de dados que as pessoas são expostas diariamente. Atualmente são produzidos uma média de 250 megabytes para cada homem, mulher e criança. Contudo, somente 75% destes dados são absorvidos.

Neste contexto, o designer instrucional precisa saber como manter a produtividade do funcionário sem abrir mão da agilidade no processo de educação corporativa. De acordo com Flora Alves, idealizadora do Trahentem®, um caminho para solucionar o desafio é a objetividade na transmissão de conteúdo. Na prática, a síntese de informações é a habilidade de captar e disseminar apenas as ideias essenciais em um treinamento. Logo, é o ato de dispensar os dados extras.

Aqui é onde entram os post-its®.

Os pedaços de papéis (de diversos formatos e tamanhos) com cola atrás são muito além do que um meio de anotar recados. “Para tornar o treinamento atrativo aos aprendizes, é fundamental elaborar as ações com rapidez e dinamismo. E, estes fatores se alinham completamente aos pilares dos post-its® que ajudam a facilitar a transmissão e internalização de conteúdos principalmente ao serem utilizados em cores diferentes a fim de simplificar a associação do cérebro em determinada tarefa ou informação. Além deste detalhe, também faz toda a diferença no treinamento levar em consideração as reais necessidades de quem participará da iniciativa”, afirma Flora.

Entre as características benéficas do papel adesivo para as ações de educação corporativa estão:

Descartabilidade – Ao longo da construção de uma solução de aprendizagem é comum que os envolvidos neste processo fiquem com receio de expor as ideias. Neste caso, o post-it® é ideal para mudar este mindset. Afinal, os papéis foram projetados para serem usados temporariamente e descartados em seguida. Ou seja, passam a mensagem de que não há problema em errar, pois sempre tem uma nova chance de acertar.

Versatilidade – O post-it® não é feito de regras. Então, é possível contribuir com uma frase, palavra ou até mesmo um desenho. Essa versatilidade captura melhor a ideia da mensagem a ser transmitida e acompanha uma liberdade que estimula a exploração de insights.  

Clareza – O tamanho do post-it® é decisivo para trazer clareza a construção de uma solução de aprendizagem, pois induz os envolvidos a expor a essência das ideias. Por consequência, os insights extras que não agregam realmente ao treinamento já são deixados de fora logo no início e a discussão é direcionada as reais necessidades do aprendiz. Por fim, este ponto positivo do papel adesivo também facilita a assimilação de conteúdo que estará simplificado e cria um gatilho mental no colaborador que será útil na hora de transferir a aprendizagem para a prática.

Colaboratividade – Os designers instrucionais estão acostumados a elaborar um treinamento de frente ao computador, mas o processo não precisa ser exatamente assim. A atividade pode ser leve, dinâmica, totalmente alinhada as estratégias do negócio e mais completa ao inserir outros pontos de vista (inclusive, os da alta liderança). Para que isso aconteça, é simples. Basta utilizar a colaboratividade que o post-it® permite ter. É importante lembrar que todas as opiniões devem ser consideradas e avaliadas igualmente entre o grupo participante.

De olho na inovação
A partir de uma visão inovadora a especialista em treinamento Flora Alves idealizou o Trahentem®. A metodologia que guia os os designers instrucionais experientes ou iniciantes de forma ágil e segura durante a construção de uma solução de aprendizagem já utiliza post-its em paralelo a três Canvas a fim de resultar em uma ação de educação corporativa que se alinhe as estratégias de negócio sem deixar de lado as reais necessidades do colaborador.

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