7 características do Trahentem

Visual, colaborativo, investigativo, propositivo, experimental, ágil e simples – Estas são as características capazes de definirem o Trahentem®. A metodologia idealizada por Flora Alves, idealizadora do Trahentem®, tem o objetivo de auxiliar designers instrucionais experientes ou iniciantes a descobrirem caminhos ágeis e seguros para alcançarem treinamentos corporativos assertivos.

Gostou da iniciativa? Então, não deixe de acessar o post “o que você precisa saber sobre o Trahentem®” a fim de se aprofundar um pouco mais no método. Para hoje, Flora separou 7  elementos que constroem a ferramenta. Veja abaixo:

Visual

Quem nunca ouviu a seguinte frase: uma imagem vale mais do que mil palavras. Neste contexto, a metodologia fornece aos profissionais três grandes fotografias do design da solução de aprendizagem por meio de canvas a serem preenchidos pelos profissionais sendo que cada um deles permite analisar e tomar decisões sobre o projeto com base em imagens.

Colaborativo

O desprendimento para aceitar opiniões diferentes e a flexibilidade para aderir a mudanças são virtudes essenciais durante a execução de uma solução de aprendizagem. Portanto, uma das características do Trahentem® é a colaboração entre os envolvidos no projeto. A ferramenta possibilita o manuseio físico, ou seja, com o uso de pôsteres de canvas e post-its e também o uso virtual. Essa segunda alternativa trata-se de uma plataforma online a ser utilizada em casos com equipes globais que encontram-se em diferentes países.

Investigativo

Só sei que nada sei é uma boa maneira de começar a falar sobre este elemento curioso e humilde presente no método. Investigar é buscas evidências, perguntar e ir de encontro a dados para agregá-los ao processo no sentido de trazer novas visões.

Propositivo

O Trahentem® contribui para que os participantes da construção da solução de aprendizagem tenham a coragem necessária para propor uma ideia que os outros ainda não conseguiram enxergar.

Experimental

O pensamento não é linear. O cérebro soluciona desafios com recursos utilizados no passado com sucesso. Então, para desenvolver algo diferente é preciso experimentar, prototipar e não ter medo de errar.

Ágil

A metodologia proporciona agilidade nos atos de pensar e expressar os pensamentos. Esta característica é possível pelas chances de prototipagem. Em suma, em vez de estacionar em velhos ideais que já não resultam em bons frutos, a ferramenta incentiva o profissional a ir além até que encontre um caminho realmente efetivo.

Simples

Em uma rotina corrida na qual tanto os profissionais como os colaboradores tem outros afazeres além do treinamento, simplificar o complexo é a chave para atingir as metas. É importante ressaltar que ser simples não é sinônimo de superficialidade e sim de construir soluções aplicáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *