7 dicas de gestão de pessoas com foco em performance

Um gestor é alguém que os outros desejam seguir, por isso, a gestão de pessoas está muito relacionada à postura que o líder tem frente aos “liderados”. Confira abaixo dicas de gestão de pessoas.

Construa relacionamentos interpessoais eficazes e responsivos – A primeira entre as dicas de gestão de pessoas está ligada à criação de relacionamento. Para gerir uma equipe é preciso se conectar. Afinal, estamos falando de pessoas e não de máquinas. Os membros da equipe respeitam a capacidade de demonstrar empatia, colaboração, respeito, confiança e atenção. É preciso que o gestor trate seus colaboradores com dignidade e respeito, que mantenha sua palavra, demonstre integridade, confiabilidade e caráter até mesmo nas ocorrências e maiores desafios.

Comunique-se efetivamente – Um gestor eficaz é alguém que se comunica efetivamente com sua equipe, seja pessoalmente, por e-mail, mensagens, em reunião ou por meio do sistema de gestão de projetos. Entre as estratégias estão: dar feedback contínuo aos colaboradores; apresentar pontos de melhoria; deixar claro o que espera de cada um e mais. O gestor também deve se abrir para receber feedback. Crie uma rotina para que os colaboradores se sintam confortáveis em reportar pontos de melhoria para sua gestão.

Construa uma equipe – Um amontoado de pessoas trabalhando juntas em um mesmo setor não é suficiente para construir um time. A criação de uma equipe faz com que as pessoas se sintam como se tivessem se tornado mais necessárias e importantes, mais criativas e produtivas. Tudo isso depende da figura do gestor. Esteja disposto a sentar e resolver problemas quando o trabalho em equipe, ou as tarefas do setor, não estiverem funcionando da maneira mais eficiente possível. Converse com seus funcionários para entender os problemas e seja honesto com os profissionais que não estiverem contribuindo com o trabalho. Tente motivá-los a se desenvolverem e ajudar o time.

Entenda os aspectos financeiros do negócio – Nada mais estratégico para uma empresa do que suas finanças. Por isso, um bom líder precisa estar ciente do que está acontecendo neste aspecto da empresa. Compreender as questões financeiras e definir metas realizáveis para o setor, permite que a equipe tenha uma sensação de progresso, ao atingir objetivos e exceder as expectativas.

Crie um ambiente positivo – Os gestores que querem ter sucesso também entendem que eles são o fator mais significativo para saber se os profissionais estão motivados a querer aparecer para o trabalho. Um mau administrador é frequentemente citado como um dos principais motivos pelos quais os funcionários deixam o emprego. Crie um ambiente no qual as pessoas experimentem moral e reconhecimento positivos e os funcionários sejam motivados a trabalhar arduamente para o sucesso do negócio.

Seja um exemplo – Liderar pelo exemplo e definir o ritmo através de suas expectativas e comportamento, é uma das dicas de gestão de pessoas mais simples de serem postas em prática. Forneça reconhecimento quando os outros seguirem seus passos, mesmo que com uma característica única, afinal ninguém é igual a você.

Capacite seus profissionais – Ajude as pessoas a crescerem e desenvolverem suas habilidades e capacidades, através da educação e da aprendizagem. Torne a carreira do profissional e o desenvolvimento pessoal (e coletivo) uma prioridade no local de trabalho. Eles sentem como se seu gestor se importasse com seu futuro e progresso, e tendem a responder positivamente a isso.

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