2 dicas para extrair o melhor do Trahentem

Mais do que nunca as pessoas precisam aprender. Agora é a hora de compartilharmos e absorvemos o máximo de conhecimento possível para sairmos desse processo que estamos enfrentando, ainda mais fortes. Para o facilitador, é momento de observar as pessoas e seus novos desafios para contribuírem com o desenvolvimento de suas competências e equilíbrio emocional.

É preciso ser ágil e assertivo e detectar, de fato, quem são os influenciadores de performance. Assim, otimizam o tempo e constroem soluções de aprendizagem altamente eficazes. A Ferramenta Trahentem® Digital nasceu para promover a colaboração e agilidade para a construção de experiências de aprendizagem efetivas e centradas em quem precisa aprender, por intermédio de um Design de Aprendizagem estruturado com o uso de três Canvas, sendo eles:

1º Canvas DI-EMPATIA: Identifica os gaps de performance e elabora o objetivo de aprendizagem;

2º Canvas DI-TAREFAS: Seleciona os conteúdos a serem trabalhados e vai da teoria à prática;

3º Canvas DI-ROPES: Dinamiza o processo de construção da solução de aprendizagem enquanto contempla todos os processos necessários para que essa aprendizagem aconteça.

O primeiro canvas da metodologia Trahentem® é o chamado “DI-Empatia”, que permite ao Designer Instrucional compreender as necessidades da organização e as demandas do indivíduo, visualizando claramente os gaps de performance, e facilitando a construção de um objetivo de aprendizagem consistente. Ou seja: com esse canvas é possível conectar a solução de aprendizagem aos objetivos da empresa de modo a favorecer a medição de resultados, além de facilitar o processo de tomada de decisão para a construção de uma solução de aprendizagem (treinamento).

O DI-Tarefas é o segundo canvas e é, também, uma ferramenta de seleção de conteúdos. Ela permite assertividade na seleção, evitando que a experiência de aprendizagem passe a ser uma sessão informativa aborrecida pelo excesso de conteúdos sem aplicação prática.

Por fim, o terceiro e último canvas, DI-Ropes, é um acelerador na criação de soluções de aprendizagem e um catalisador da aprendizagem em si. Esse canvas trabalha os conhecimentos selecionados no DI-Tarefas utilizando o modelo americano que cobre todas as etapas dos processos psicológicos de aprendizagem, dinamizando o processo de construção da solução de aprendizagem enquanto contempla todos os processos necessários para que essa aprendizagem aconteça.

E como extrair o melhor do Trahentem?

Não é necessário seguir uma ordem ou utilizar os três modelos de canvas: É isso mesmo! Se você já tem o diagnóstico pronto e o seu objetivo de aprendizagem específico já construído, basta ir direto para o canvas DI-Tarefas. É nele que você vai elencar, a partir do objetivo de aprendizagem, todas as tarefas que o participante tem que executar relacionadas ao objetivo de aprendizagem.

Liberdade para criar: Se achou a metodologia sensacional, mas sente que um dos blocos de um determinado canvas funcionaria melhor se tivesse um nome diferente, que dizer, se um elemento diferente pudesse ser trabalhado ali…vá em frente, mude!Essa ferramenta foi desenvolvida para você, pensando em você, e pode ser adaptada por você!

“O Trahentem® é um dos grandes diferenciais da SG. A ferramenta garante o entendimento sobre os gaps reais de desenvolvimento, assim sendo possível construir uma solução de aprendizagem mais adequada e assertiva para a necessidade de uma empresa, garantindo que a solução desenhada atinja os objetivos organizacionais e automaticamente o maior engajamento do participante, pois ele encontra sentido no conteúdo, identificando onde utilizá-lo em seu dia a dia”, finaliza Flora Alves, idealizadora da metodologia e CLO da SG Aprendizagem Corporativa.

One Reply to “2 dicas para extrair o melhor do Trahentem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *