Quando o trabalho remoto se tornou realidade de tantas empresas devido à pandemia, novos desafios surgiram. Como você mantém seus profissionais engajados e motivados? Como você mantém a cultura da sua empresa? Oferecer treinamento contínuo ajuda imensamente com os itens acima. Mas o perigo de sua equipe se sentir isolada, solitária e entediada quando tentam estudar sozinhas em casa permanece muito real.
É aqui que entra a importância do Social Learning (aprendizagem social), teoria desenvolvida pelo psicólogo Albert Bandura e seu aluno de doutorado, Richard Walters, na década de 1950, cuja definição simplificada é mais ou menos assim: humanos aprendem melhor quando aprendem juntos.
Como processo, a aprendizagem é facilitada quando as pessoas estão em grupos de pelo menos dois. Bandura e Walters descobriram que, trocando conhecimento e perspectivas e orientando umas às outras, as pessoas podem aprender de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, tendem a reter melhor as informações. Isso acontece porque os alunos podem observar as ações uns dos outros e suas consequências, e tomar decisões com base nessas observações.
O Social Learning também destaca um ponto importante sobre o engajamento: os alunos não são receptores passivos de informações (como qualquer pessoa que assistiu a uma longa apresentação do Zoom pode atestar.) Para que as pessoas aprendam melhor, sua cognição, ambiente e comportamento precisam se influenciar mutuamente.
“Com o surgimento das mídias sociais e da aprendizagem digital, a teoria do aprendizado social se tornou proeminente mais uma vez. Na última década, os canais de mídias sociais provaram que as pessoas podem definitivamente fazer conexões e interações substanciais online. Isso pode acontecer online (por exemplo, por meio de ferramentas populares de mídia social como LinkedIn, Twitter e assim por diante) ou offline (em discussões em grupo, durante o café, ou conferências. O Social Learning torna possível ter mais um approach de aprendizado mais próximo do que é visto, de fato, no dia a dia. Um dos focos do método está na comunicação entre colegas de trabalho que acontece assim que um conhecimento é adquirido ou aprimorado”, diz Flora Alves, idealizadora da metodologia Trahentem® e CLO da SG – Aprendizagem Corporativa.
Como aplicar Social Learning no T&D?
Escolha iniciativas que – tenham um objetivo em comum e facilite e instigue a participação dos alunos.
Utilize técnicas como – Discussões, compartilhamento de informações e curadoria de conteúdos.
Redes Sociais – A utilização das redes sociais no dia-a-dia é cada vez maior e inquestionável. Por isso, utilizar os recursos das redes sociais como as Páginas (Fanpages) e grupos relacionados ao curso pode ser extremamente estimulante para os alunos. Porém, quando a plataforma ead já disponibiliza este recurso, esta prática torna-se mais organizada.
Fóruns de Discussão – O fórum de discussão também é uma das ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem social dentro de uma plataforma EAD, mas ela ocorre de forma mais direcionada e formal. Além disso, o fórum tem como um objetivo o debate de ideias tendo o facilitador como um mediador. Crie tópicos que promovam a participação dos alunos de forma mais livre. Atue como um moderador, direcionando a discussão.
Gamificação e recompensas – você não pode forçar as pessoas a aprender, mas pode dar a elas as ferramentas e os incentivos certos para garantir que não desperdicem oportunidades. O gamification e as recompensas podem ajudar a criar esses incentivos. A gamificação oferece aos administradores de aprendizagem uma maneira de monitorar o progresso e o desempenho do aluno. Usuários e especialistas com bom desempenho que regularmente oferecem seus conhecimentos podem ser recompensados para incentivar a participação.
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