Liberte-se das amarras (que talvez você nem saiba que existam)

Acredito que você já tenha permanecido horas em frente a um computador na tentativa de construir uma solução de aprendizagem assertiva sem que nenhuma ideia surgisse na mente. Afinal, é comum encontrar pelo trajeto demandas desafiadoras que requerem um pouco mais de atenção. Diante deste cenário, peço licença para introduzir um questionamento: a dificuldade em desenvolver um treinamento acontece com frequência? Espero que me responda com sinceridade, pois tenho a chave para a saída deste problema e gostaria de te entregá-la.  

Para começar a minha explicação sobre o bloqueio de criação que aflige certos designers instrucionais, voltarei ao passado. Em 1942 o pesquisador Abraham Luchins fez o experimento Luchins’ jar na qual os participantes foram convidados a resolver problemas relacionados ao manuseio de jarras de água. Neste período, o norte-americano identificou que após solucionarem episódios que contavam com a mesma lógica, as pessoas passaram a sempre aplicá-la nos desafios posteriores embora existissem maneiras com maior grau de simplicidade.

Este estudo nada mais é do que a comprovação do Efeito Einstellung. Em alemão o termo representa “instalação” enquanto que na prática  trata-se de um movimento mecanizado. Ou seja, quando alguém tende a procurar uma solução por meio de comportamentos antigos – o que gera amarras contra os novos caminhos.

De acordo com a idealizadora do Trahentem®, Flora Alves, o motivo para a ocorrência deste condicionamento é o raciocínio indutivo. “Uma das características do cérebro é a de se afinizar com uma regra comportamental baseada no desempenho do ser humano em situações similares. Porém, esta conduta é prejudicial porque induz a pessoa a transportar abordagens antigas para as novas e muitas vezes elas se chocam”, afirma.

Neste caso, ser um expert em determinado segmento é uma brecha para aumentar as chances de cair no Efeito Einstellung. A rotina massante faz com que o profissional se acomode em uma visão e utilize o mesmo conjunto de ferramentas para solucionar todos os problemas.

Case de Sucesso

A partir da conscientização de que conectar conhecimentos existentes as novas informações é importante para a eficiência de uma solução de aprendizagem, Flora tornou-se um case de sucesso no quesito de livrar-se das próprias amarras ao desenvolver o Trahentem®. A iniciativa é formada por fundamentos básicos de qualquer outra ferramenta, mas, com uma abordagem diferente que exige o “sair da caixa”.

A metodologia nasceu com o intuito de auxiliar designers instrucionais experientes ou iniciantes a descobrirem uma maneira ágil e segura para executar os processos de diagnóstico, seleção de conhecimentos e conteúdos sem deixar de posicionar o ser humano no centro do procedimento. Estes resultados acontecem por meio dos canvas DI-Empatia, DI-Tarefas e DI-ROPES em paralelo com o uso de post-its®.  

Que tal abrir-se para novos caminhos desta vez?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *