Estratégias para adotar o Employee Experience

Segundo um estudo com mais de 250 organizações descrito pelo escritor e palestrante Jacob Morgan no livro “The employee experience advantage”, o potencial de lucro para empresas que apostam em experiências positivas para seus colaboradores é quatro vezes maior em relação àquelas que não o fazem. E os benefícios não param por aí: o engajamento do time de trabalho aumenta em 40%; o turnover tem queda de, em média, 14%; e o índice de satisfação dos clientes cresce em até quase 20%.

São diversas as estratégias adotadas para levar o EX para dentro do negócio e construir uma cultura organizacional que coloque as pessoas no centro e demonstre real preocupação com seu bem-estar e satisfação. De acordo com a pesquisa da SocialBase, quando se fala em ações de experiência do colaborador, o foco das organizações está nas cinco seguintes:

  • 11,9%: Criar um ambiente de trabalho inclusivo para colaboradores de diversas gerações, gêneros, classes e etnias;
  • 10,1%: Atrair talentos potencializando a marca empregadora;
  • 7,5%: Alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores aos corporativos;
  • 6,6%: Ajudar colaboradores a encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional;

6,2%: Entender e usar design thinking como parte dos processos de trabalho de Gestão de Pessoas e RH.

Atração de talentos

Uma das iniciativas corporativas que mais chama a atenção de talentos no mercado é o plano de carreira. Muito se fala sobre as novas gerações não terem o desejo de “fincar raízes” em uma empresa, mas a verdade é que o fator determinante é o que o negócio tem a oferecer. 

Vai me dizer que pessoas de gerações anteriores negariam ofertas de trabalho mais vantajosas porque estão habituadas a passar décadas em um mesmo lugar? Nada disso, minha gente! Competitividade sempre existiu e larga na frente para atrair e reter talentos a organização que melhor atende os objetivos e necessidades atuais de cada profissional.

De volta ao plano de carreira, a estratégia anda de mãos dadas com o T&D. Empresas que investem no desenvolvimento de soft e hard skills de seus colaboradores abrem as portas para que eles possam crescer internamente. Oferecer aprendizagem contínua – o lifelong learning, que inclusive faz parte dos valores da SG -, é um estímulo rico para engajar e trazer pessoas para o negócio.

Design Thinking

Inovar faz parte de seus planos? Se a resposta for sim, o design thinking precisa integrar o pacote. A metodologia, que consiste, em linhas gerais, no desenvolvimento de produtos e serviços especialmente focados nas necessidades dos usuários, é muito utilizada na atração de clientes. E o mesmo pode ser feito pelo EX em treinamentos inovadores, personalizados e multiplataformas.

O Trahentem® é a ferramenta ideal para atender essa demanda. Ele tem sua base exatamente nos princípios do design thinking e oferece ao instrutor de aulas e treinamentos recursos visuais e inovadores que garantem uma solução focada em quem aprende. Além disso, traz agilidade na construção de treinamentos poderosos. 

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