Como preparar os líderes da nova geração?

Mesmo aquele líder que conhece como a palma da mão cada detalhe técnico de sua atividade tende a falhar no momento de obter a melhor performance de seus liderados caso não seja capaz de lidar com pessoas. Ou seja, não basta mais ser somente “operacional” e tampouco mandar ou desmandar. É fundamental reconhecer vulnerabilidades e buscar compreender as diferenças e as necessidades de cada um de seus liderados.

Um bom líder precisa conhecer o passado, entender o presente e se preparar para o futuro. Sua missão é ser um elo, alguém que acolhe e engaja sua equipe sem precisar subir em um pedestal.

Como desenvolver as skills necessárias?

Muitas pessoas se preparam intensamente para conquistar um cargo de liderança. É uma meta estabelecida ao longo da carreira. Todavia, quando o objetivo é cumprido, não significa que os profissionais devam parar de trabalhar em suas habilidades, buscando novas skills e aprimorando ainda mais seus pontos fortes (reskilling e upskilling). Na verdade, ao alcançar a posição de líder a busca por aprendizado deve ser ainda maior, já que não só a expectativa e a exigência crescem, como novos desafios passam a fazer parte da rotina.

Para desenvolver as habilidades mais importantes para um líder – como capacidade de ser inclusivo, comunicação, resiliência, pensamento ágil, empatia e outras que estão em destaque -, a SG tem as ferramentas certas. Contamos com uma extensa variedade de soluções personalizadas para alavancar a qualidade dos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas das organizações. 

São metodologias que atendem a necessidade de cada negócio, respeitando suas individualidades e colocando as pessoas no centro – sejam elas colaboradoras, líderes ou gestoras – para que efetivamente aprendam, se engajem, sejam mais ativas, trabalhem melhor em equipe, fortaleçam sua comunicação, tenham mais autonomia e confiança, sejam produtivas a distância ou presencialmente e muito mais.Vale destacar a importância das empresas investirem na educação de seus líderes, oferecendo – interna ou externamente – um jornada de desenvolvimento de skills que fazem toda a diferença no presente e dão à tônica do que vem por aí no futuro. Na SG, nossa missão é preparar o líder para que ele fortaleça a cultura de aprendizagem da empresa e promova um ambiente no qual a produtividade não seja uma obsessão a ser atingida, mas uma consequência natural de um trabalho que engaje, acolha e respeite cada colaborador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *