Dicas de cursos que todo o design instrucional precisa fazer

Design instrucional (ou design de aprendizagem) é a arte de criar experiências de aprendizagem que ajudam as pessoas na conquista das habilidades necessárias para as mais diversas atividades e profissões, compreendendo como as pessoas aprendem e aplicando este conhecimento para criar conteúdos e estratégias de aprendizagem mais engajadoras e eficazes. O objetivo é identificar gaps de habilidades e conhecimentos e encontrar as maneiras mais efetivas para reduzi-los!

E quando pensamos na função do designer de aprendizagem, logo surge a pergunta: como me torno um? Selecionamos 3 dicas de cursos que todo profissional que quer ser designer instrucional precisa fazer!

1. Formação Design de Aprendizagem: uma experiência de aprendizagem digital que aborda aspectos teóricos do Design de Aprendizagem e conta com a mão na massa como uso do método Trahentem® para o Design de Aprendizagem com uso de Canvas. O grande diferencial dessa formação contempla o processo de análise de cenário, a definição de indicadores para medição de resultados, a construção da experiência de aprendizagem completa por meio das metodologias instrucionais mais adequadas para cada tipo de conhecimento, análise de resultados e documentação. A aplicabilidade desse novo conhecimento é imediata!

2. Desenhando Treinamentos Virtuais: determinar como o conteúdo pode ser entregue com eficácia no ambiente virtual deve ser um esforço proativo e planejado intencionalmente. O curso desenvolvido pela ATD fornece base em tudo que é preciso saber para evitar essa armadilha e desenvolver programas de treinamento virtuais conduzidos por instrutores que estabeleçam o envolvimento do aluno e incorporem atividades colaborativas. 

3. Instrutor Master: esta é a primeira formação pensada para o facilitador de treinamentos certificada pela SG, pela ABTD e por empresas internacionais de acreditação, como o McSill Story Studio (que opera com o apoio do DIT – Departamento de Negócios Estrangeiros). A metodologia do IM está baseada na aprendizagem do adulto e contempla atividades e vivências focadas nos diferentes estilos de aprendizagem e também em ambientes virtuais, garantindo o casamento perfeito do IM, a condução de sessões interativas e o uso das funcionalidades das ferramentas. 

O termo Instrutor Master serve para designar um profissional de treinamento que, de fato, posiciona o participante no centro das suas ações, em vez de priorizar a sua própria performance. Focar a atenção na aprendizagem do outro significa conduzir atividades que proporcionem o envolvimento de quem aprende neste processo, o que é totalmente diferente de apenas transmitir informações. A atuação do Instrutor Master está baseada em competências que se traduzem em comportamentos observáveis eliminando a subjetividade dessa atuação. 

Conheça a #EscolaVivaSG

Nunca foi tão importante repensar modelos de aprendizagem. Quem desempenha o papel de facilitador do conhecimento, mais do que em qualquer época, precisa estar receptivo e alinhado com práticas inovadoras, disruptivas e adequadas para dar conta do futuro que já é agora. A #EscolaVivaSG surgiu para ser uma ferramenta a esse propósito. A partir da soma de nossas trajetórias, experiências e de nossa sede por inovação, nasceu a #EscolaVivaSG, um verdadeiro hub de conhecimento e formações voltados especialmente para a capacitação e atualização do profissional de T&D. E vem aí o curso sobre Aprendizagem Autodirigida na modalidade assíncrona para você fazer “onde e quando quiser” e desenvolver suas competências em tempos em que a requalificação anda a todo vapor. Afinal, Aprendizagem Autodirigida e Design, sim, andam juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *