O treinamento EAD veio para ficar

Como você já sabe, muitos negócios tiveram que suspender atividades presenciais devido à pandemia. E como consequência, treinamentos presenciais também se tornaram inviáveis e empresas foram obrigadas a migrar suas soluções presenciais para soluções à distância. São muitos os formatos sendo usados atualmente. As lives, webinars, soluções EAD, sessões de mentoria on-line, mobile learning, videoconferências, entre outros. 

“O que podemos afirmar é que as empresas já sabem a importância do EAD e que dificilmente se adequarão às mudanças do mercado se não investirem no aperfeiçoamento humano e técnico de seus profissionais. Mesmo as empresas mais conservadoras precisam seguir essa tendência para manterem sua relevância e desempenho no mercado”, afirma Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa e idealizadora da Ferramenta Trahentem®.

Neste post, separamos alguns benefícios do EAD para treinamentos em empresas. Confira!

Otimização de processos internos

Uma das grandes dificuldades de empresas com dispersão geográfica dos profissionais é a otimização e a padronização da capacitação do capital humano. Por mais que se preze pela equidade do conteúdo, a diferença de instrutores e professores ou até mesmo de equipamentos utilizados nos treinamentos presenciais podem fazer com que os processos fiquem díspares.

Ao optarem por uma solução de aprendizagem a distância nas empresas, os gestores de Recursos Humanos conseguem otimizar os processos para a realização desses cursos, como o desgaste de agenda de palestrantes e profissionais e a disponibilidade de passagem e hotéis. Também podem uniformizar a qualidade da informação a ser transferida.

Redução de custos

O treinamento a distância permite eliminar investimentos com hospedagem, diárias, coffee breaks, aluguéis de salas, impressão de apostilas, aluguel de equipamentos e dias de trabalho dos colaboradores durante a realização do curso. Quando se desconsidera o gasto com conexão para os treinamentos EAD, pelo fato de a internet já ser um custo fixo das empresas, a economia pode ser ainda maior.

Acessibilidade do conhecimento

Uma das vantagens mais consideráveis das experiências de aprendizagem a distância nas empresas é justamente a facilidade de acesso ao conhecimento. Rompendo as barreiras da distância e das agendas dos profissionais, quase não sobram motivos para não efetivar um treinamento. Isso porque o profissional interessado em determinado aprimoramento pode ter acesso ao conteúdo a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, a partir de um dispositivo com acesso à internet.

Estímulo à autonomia dos profissionais

Para o profissional que recebe treinamento a distância nas empresas, talvez este seja o maior benefício. Afinal, ele pode encurtar ao máximo o tempo do treinamento EAD e rever trechos, explorar melhor os conceitos abordados e aprofundar o aprendizado. Tudo sem prejudicar nenhum colega.

Economia de tempo

Talvez em nenhum outro momento a máxima “tempo é dinheiro” foi tão real. Por isso, despender tempo com transporte para salas de treinamento ou com os preparativos para um treinamento, como gestão de passagens e hospedagens, é um desperdício de dinheiro.

O poder de uma boa plataforma de EAD

Os conteúdos oferecidos às equipes que vão passar pela solução de aprendizagem on-line devem ter fácil acesso. E isso está diretamente relacionado à escolha da plataforma. Não existe uma regra para isso. No entanto, quanto mais transparentes e intuitivos forem os comandos e locais para acesso, mais eficiente será a capacitação.

O desafio para quem desenha hoje uma experiência de aprendizagem é cada vez mais combinar duas coisas: andragogia e heutagogia. Contudo, se temos um objetivo a ser alcançado, é preciso estruturar o Design de Aprendizagem para que as pessoas possam escolher aquilo que elas acham melhor para cada uma delas, aquilo que é mais engajador ou mais interessante.

“Essa curadoria envolve não só a disponibilização de conteúdos diversificados, mas envolve um pensar de uma estrutura que consiga entregar aquilo que precisa em termos de aprendizagem e que seja engajador. Se por um lado as pessoas pensam que a tecnologia oferece a facilidade de disponibilização de alto volume de conteúdo, por outro lado a nossa responsabilidade aumentou, que é a de efetivamente desenhar estruturas que possibilitem essa escolha, esse acesso fácil, essa disponibilidade de conhecimento na hora que você precisa dele para aplicar, e não só como era feito em outros momentos”. 

One Reply to “O treinamento EAD veio para ficar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *