Recrutar com gamification?

Com a chegada da pandemia da Covid-19, veio também o boom do gamification, com a procura por experiências que envolvem o uso de jogos crescendo cada vez mais – especialmente no campo da aprendizagem. 

“Quando transportamos os games para o ambiente de aprendizagem vamos utilizar elementos de um game, mas na maioria das vezes ele não será uma atividade voluntária e sim uma estratégia para facilitar o aprendizado”, explica Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa, e uma das maiores especialistas de gamification do Brasil, tendo compartilhado toda sua expertise sobre o tema no livro Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras.

Contudo, a gamificação, que já deixou de ser uma tendência com muito potencial para se tornar uma poderosa realidade, pode ter o uso ainda mais expandido, sendo, por exemplo, um recurso de extrema valia para processos seletivos.

Ao levar a gamificação para o recrutamento, de cara o selecionador terá duas vantagens: aumentar o engajamento do candidato e melhorar a experiência do mesmo. O processo seletivo, para muitas pessoas, pode ser um momento de tensão, no qual não só a entrevista em si, como os testes aplicados, podem, além do nervosismo, promover frustração. A aposta nos games, além de ser uma dinâmica que traz inovação para a seleção, também traz o elemento do lúdico, para que tanto a distância quanto presencialmente, os candidatos tenham a oportunidade de demonstrar habilidades que vão além do currículo e não se sintam tão pressionados.

Para vencer nos jogos, é, muitas vezes, necessário que habilidades como determinação, criatividade, capacidade de pensar fora da caixa, rápida tomada de decisões, gerenciamento de tempo e trabalho em equipe estejam presentes. Os jogos, quando bem desenvolvidos, não somente trazem essas skills à tona e de forma natural, como também ajudam a potencializá-las.

A condução de uma metodologia gamificada deve levar às pessoas a sensação de divertimento, de interesse, fazê-las se esquecerem que estão sendo avaliadas e mantê-las envolvidas com a atividade. Empresas como Google e Nestlé, conhecidas por seu caráter inovador, são alguns exemplos de companhias que já fazem dos jogos parte da sua dinâmica de seleção de novos talentos.

Os games fazem toda a diferença para a construção de ambientes lúdicos, mas ao mesmo tempo engajadores e que favorecem a produtividade e o trabalho em equipe. A SG é referência em soluções customizadas de gamificação que contam com a chancela da Flora Alves. Venha descobrir o que podemos fazer pelo seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *