Capacite-se para entender o próximo

Assim como qualquer habilidade técnica ou comportamental, a empatia pode ser desenvolvida. Se antes as soluções de aprendizagem, em massa, eram presenciais e com um instrutor, hoje o T&D também mostra sua força a distância e nos processos de autoaprendizagem. A capacitação empática engaja e se empodera ao ser personalizada, respeitar as individualidades e oferecer alternativas para que as pessoas encontrem o método de aprendizagem que mais as favoreçam.

Quer uma dica para desenvolver ações empáticas? Comece por conhecer a si mesmo. Investir no autoconhecimento é importante. Como vou ter empatia pelo sentimento do próximo se sequer sou capaz de compreender o que eu mesmo sinto? Além disso, é igualmente fundamental que cada um de nós, especialmente em momentos de crise, seja capaz de ter foco, resiliência e assertividade para encontrar as melhores soluções em meio à atenção e não ao desespero. Nesse sentido, uma formação de Mindfulness, como a da SG, só tende a contribuir fortemente.

Hoje, o T&D consegue ser um suporte para a liderança com programas de desenvolvimento para esses líderes, pensando nesse cenário e nas necessidades do presente e também do futuro. É preciso investir em treinamentos como resiliência, gerenciamento de estresse, mindfulness, saúde mental, entre outros. O que foi é passado. É preciso olhar para o hoje, mirando os objetivos do futuro; e a SG tem expertise em desenhar treinamentos customizados pensando em tudo isso! Venha nos conhecer neste link.

A crise da covid-19 vai passar, mas cabe a líderes e liderados construírem, desde já, uma relação empática que seguirá mesmo após o “novo normal” se assumir de vez como o “normal”. Cuidar e apoiar agora criará equipes motivadas e coesas, e conscientes de que têm à frente uma condução segura e na qual podem confiar. Por fim, não se esqueça: empatia não se romantiza com a indiferença disfarçada em um “seja forte porque estamos no mesmo barco”, a empatia se pratica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *