Turnover: os cuidados com a experiência do colaborador

Com os números da vacinação contra a Covid-19 cada vez mais altos, é natural que muitas empresas já tenham retornado ao trabalho presencial ou ao menos se preparando para tal. Segundo a pesquisa ‘A Volta aos Escritórios’, realizada pela Think Work Lab em parceria com a Appus HR, porém, o modelo remoto caiu nas graças dos colaboradores.

Para a maioria dos respondentes (34%), o trabalho ideal pós-pandemia é aquele que possibilita home office por quatro ou mais dias da semana. Somente 12% gostariam de trabalhar integralmente em formato presencial ou tendo apenas um dia a distância. O panorama é desafiador, já que, mesmo com os colaboradores satisfeitos e até mais produtivos no ritmo do anywhere office, nem sempre as empresas se adaptam tão facilmente – 60% das companhias relatam dificuldades estruturais ou de gestão do trabalho a distância, segundo o levantamento FIA Employee Experience (FEEx).

Como, então, promover uma retomada que não traga junto uma onda de turnover para o negócio? Aqui vão algumas dicas:

Ouça seu colaborador: Muitas empresas acreditam que ter um espaço de trabalho que segue os protocolos de saúde é o suficiente para convencer um funcionário a voltar. Porém, muitas vezes o medo está no entorno. Será que a retomada ao escritório é tão preocupante para um colaborador quanto voltar a enfrentar o transporte público lotado? Será que o seu funcionário que tem filhos está confortável em deixar as crianças na creche ou em outros locais que possam gerar algum tipo de aglomeração? São só alguns questionamentos que mostram que ainda há inseguranças que não podem ser ignoradas pelas organizações, pois caso sejam, a chance de perder um talento é muito alta. Realizar pesquisas internas é um bom passo para entender como os colaboradores se sentem em relação a isso.

Foco na saúde mental: Seja no trabalho remoto ou a distância, o RH precisa estar próximo das pessoas. É fundamental conversar com elas, compreender seus sentimentos e demonstrar empatia. Com a ansiedade potencializada, além da sensação de medo que não vai sumir em um passe de mágica por conta da vacina, é importante tomar decisões que respeitem o momento vivido pelos colaboradores.

Invista em mindfulness: Capacitar pessoas não é somente desenvolver habilidades que as permitam lidar melhor com tecnologia ou com clientes. É também fortalecer a sua psiquê. Na formação da SG, são trabalhadas técnicas que ajudam a melhorar o foco e a atenção plena. O mindfulness é poderoso para diminuir o estresse e a ansiedade, fazer a produtividade aumentar e também auxiliar na criação de uma rotina de bem-estar, saúde e qualidade de vida. É um trabalho de corpo e mente para trazer resiliência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *