Use o estresse a seu favor

Use o Estresse ao seu favor

Aqui é importante deixar algo claro. Diversos especialistas, com os mais variados argumentos, falam sobre a importância de se ter um pouco de estresse como fator motivacional ou condutor de melhores decisões. Em meio a isso, é fundamental ressaltar que o estresse não deve ser romantizado, mas sim compreendido. 

Ao se falar de soluções de aprendizagem customizadas a favor do desenvolvimento de competências que ajudam a alcançar equilíbrio emocional, o intuito está também na ‘troca de poderes’. Ao invés do estresse controlar a você e sua rotina, é você quem terá poder sobre o estresse, uma vez que seu emocional estará fortalecido. Mas como conquistar tal força emocional? Aqui vão algumas técnicas importantes para que o trabalho não seja mais um fator tão preponderante contra a sua saúde mental.

Gerenciamento de tempo

Por conta da pandemia e do home office ‘forçado’, muitas pessoas não conseguiram ter um bom processo de adaptação à rotina de trabalho fora do escritório. Quem nunca se sentiu, em algum momento, mais ‘morando no trabalho’ do que trabalhando em casa, não é mesmo? Por isso, é muito importante estabelecer prioridades e não deixar com que o trabalho consuma a rotina do dia a dia pessoal. Estar em casa não é justificativa para que diariamente a jornada de trabalho se prolongue. É importante ter disciplina para aproveitar o tempo da melhor forma possível, sem atropelos e distrações. Deste modo também, as horinhas do dia não mais perdidas no deslocamento ao escritório e no retorno para o lar podem se tornar um momento de dedicação a cuidados emocionais, que vão desde o lazer até práticas como a meditação e o mindfulness.

Mindfulness

Já que falamos nele, então ele é o próximo item da lista. O mindfulness é uma técnica extremamente importante para se ter atenção plena. Porém, não se engane, atenção plena não significa prestar atenção em tudo e a todo instante, mas sim em esvaziar a mente de pensamentos para se dedicar ao presente, se desprender do passado e não se preocupar excessivamente com o futuro. É a capacidade de estar presente, de focar no que é importante e aproveitar melhor cada momento.

Relaxar não é tabu

Há pessoas que sentem culpa – ou até mesmo medo – em relaxar. Estou certo de que alguns de vocês já se sentiram receosos em aproveitar as férias por achar que a empresa não sentirá falta, por imaginar que é substituível ou por sentir que está ‘abandonando’ o trabalho. Não há combate ao estresse, à depressão, à ansiedade, ao burnout ou a semelhantes sem você poder tirar um tempo para relaxar. Por mais importante que o trabalho seja, tão importante quanto é aproveitar a vida e não sentir culpa por isso. Tire alguns momentos do dia para se dedicar a um hobby, a um passeio, a um filme ou série que há tempos você quer assistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *