Trilhas de Aprendizagem: quais os benefícios?

Após a estruturação de trilhas de aprendizagem na empresa, será possível notar uma melhora no desempenho dos colaboradores e no resultado geral de seus Programas de T&D. Mas se isso ainda não te convenceu a investir nessa ferramenta, então separamos 3 benefícios que as organizações que aderem as trilhas encontram:

1 – Autonomia de desenvolvimento

A autonomia no desenvolvimento tem sido uma tendência forte nos últimos anos e deve continuar assim. Com ela, é o próprio colaborador que decide quais conteúdos buscar e em qual momento.

As pessoas que aprendem por iniciativa própria tendem a absorver melhor o conteúdo. E como é difícil que os profissionais de RH consigam orientar individualmente cada colaborador, a autonomia é muito bem-vinda. No entanto, cabe à empresa oferecer a oportunidade para essa autonomia e meios de acessar o conhecimento.

2 – Aprendizagem contínua

É justamente isso que as trilhas de aprendizagem proporcionam: a oportunidade de aprender constantemente. Já que com elas, é possível separar o conteúdo em diversos passos, de forma que seu colaborador possa aprender algo novo todo dia. E não tentar absorver todo o conteúdo de uma vez só.

Essa ideia de absorver o aprendizado todos os dias, de forma fragmentada, também ajuda a absorver o conhecimento com mais facilidade. O que só traz benefícios para a performance dos colaboradores.

3 – Maior engajamento

As trilhas de aprendizagem também oferecem um objetivo claro. Assim, com uma meta para cada atividade, é mais fácil manter o colaborador engajado até o fim, sem perder a energia.

Isso também quer dizer que é possível desenvolver habilidades e capacidades específicas por mais tempo, trabalhadas de forma mais rápida, sem comprometer a qualidade da aprendizagem ou a absorção do conhecimento por parte do colaborador. E, claro, sem que ele durma no processo.

Trilhas de aprendizagem a distância

A adoção de trilhas de aprendizagem a distância tem se mostrado uma solução prática para quem precisa gerenciar as aprendizagens e o desenvolvimento de seus colaboradores.

Há muitas plataformas EAD com a função de disponibilizar o conhecimento através de uma trilha de aprendizagem. A principal vantagem em adotar esses sistemas é poder contar com um sistema para automatizar o acompanhamento do progresso dos participantes, isso porque eles podem dispor de uma tela com a porcentagem de andamento das atividades e dados estatísticos.

Além disso, as plataformas EAD costumam ter uma interface bastante intuitiva e adaptável. Dessa forma o colaborador terá facilidade em administrar suas atividades e ir completando o seu caminho e, é claro: ele poderá ter a flexibilidade de escolher quais conteúdos quer aprender primeiro, equilibrando essas aprendizagens com o tempo disponível.

Ferramenta

É preciso usar metodologias adequadas para cada tipo de conhecimento, afinal, antes de entrar em sala, seja ela virtual ou não, o facilitador precisa ter agilidade e assertividade na hora de desenhar seus treinamentos. E ter em mãos as ferramentas corretas torna-se um grande diferencial.  A Ferramenta Trahentem® Digital tem ganhado cada vez mais relevância neste momento, pois ela contribui 100% para que os facilitadores consigam fazer esse redesenho, mesmo estando a distância. Ela nasceu para promover a colaboração e agilidade para a construção de treinamentos e experiências de aprendizagem efetivas e centradas em quem precisa aprender.

One Reply to “Trilhas de Aprendizagem: quais os benefícios?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *